A programação desta quarta-feira (29) da 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde, que integra a programação do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde – (CONVIVS), apresentará experiências em tecnologias da informação e comunicação no combate à pandemia da covid-19.

O evento tem início às 14h com a coordenação de Fernando Antônio Gomes Leles, da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). 

A primeira apresentação será do município de Gravataí (RS) com uma solução de informatização para a implementação dos protocolos de testagem da covid-19 em tempo real no município. Patrícia Silva da Silva, diretora da Vigilância Municipal em Saúde de Gravataí (RS) vai mostrar como foi feito o controle, a qualificação e a transparência dos dados epidemiológicos em tempo real.

Lourdes Maria Garcez dos Santos, de Belém do Pará, irá mostrar as mídias educacionais produzidas na Amazônia durante a pandemia de covid-19; e Luciane Prado Kantorski de Pelotas (RS), apresentará um ambiente virtual criado para compartilhar informação e acolhimento sobre o tema.

O município de Recife, representado por Lucilene Rafael Aguiar, vai apresentar a experiência de Pernambuco no fortalecimento da Política de Atenção à Síndrome Congênita do Zika em meio à covid-19. O Estado foi o epicentro da Zika em 2015 que provocou uma geração de crianças portadoras de microcefalia.

A última apresentação do dia será a da psicóloga Paola da Cruz Dantas “Visitas virtuais, afetos reais: a tecnologia digital como instrumento de intervenção psicológica em um hospital de referência no tratamento da covid-19”.

O encontro virtual se encerra com um debate coordenado pelo pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane e Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/FIOCRUZ Amazônia) Rodrigo Tobias de Sousa Lima.

O evento é voltado para profissionais, gestores, discentes e pesquisadores em saúde e tem por objetivo debater os temas da vigilância em saúde no âmbito do enfrentamento da pandemia da covid-19. O ConVIVS começou dia 2 de setembro e irá até 10 de novembro, sempre às quartas-feiras e quintas-feiras, das 14h às 17h.

Confira a aqui a programação