1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConViVS) teve início em setembro e conta com uma vasta programação que reúne diversos assuntos sobre Vigilância em Saúde. Entre os temas destacados no evento, tivemos a questão da vigilância das coberturas de vacinas para covid-19 na população brasileira, pesquisas realizadas durante a pandemia e estratégias de enfrentamento das doenças e agravos não transmissíveis pós-pandemia.

Realizado totalmente em formato virtual, o Congresso é voltado para profissionais, gestores, comunidade acadêmica e pesquisadores em saúde e é organizado em parceria pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O objetivo é debater os temas da vigilância em saúde no âmbito do enfrentamento da pandemia de covid-19.

Com uma média de 400 participantes por encontro – webinários e mostra de experiências –, o Congresso, em formato on-line, tem se mostrado uma alternativa viável em tempos de pandemia.

Mostra

Durante a programação do ConViVS também acontece a 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-sucedidas em Vigilância em Saúde, com o tema “SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia”. Até o final da mostra, serão apresentados 25 trabalhos dentre os 439 inscritos das cinco regiões do País.

Até o momento, os participantes mostraram trabalhos sobre alternativas de enfrentamento à pandemia de covid-19. Algumas das experiências bem-sucedidas exibidas durante o encontro são: soluções de informatização para a implementação dos protocolos de testagem de covid-19; controle e transparência dos dados epidemiológicos em tempo real; uso de tecnologias de informação e comunicação no cenário da pandemia; e uso de tecnologia digital como instrumento de intervenção psicológica em hospitais no tratamento da covid-19.

Congresso

O Congresso começou no dia 2 de setembro e segue até o dia 10 de novembro, sempre às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.