A abertura do evento contou com a participação do Secretário da SVS/MS, Arnaldo Medeiros

 

SUS forte: Vigilância, Serviços e Gestão no combate à Pandemia, esse foi o tema do 1° Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConViVS). Com o propósito de debater temas da Vigilância em Saúde para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), organizou o evento a fim de trazer à tona a oportunidade de reunir profissionais, gestores, estudantes e pesquisadores em saúde de todo território nacional para debater o assunto.

 

A abertura do evento contou com a participação do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, que abordou os principais focos de trabalho desenvolvidos pelo Ministério da Saúde no combate à pandemia. O secretário citou as estratégias essenciais que foram desenvolvidas em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), secretarias estaduais e municipais de Saúde e diversos outros setores da sociedade que auxiliaram o Ministério nas estratégias de enfrentamento da pandemia.

 

Arnaldo Medeiros destacou que os grandes marcos da SVS no combate à Covid-19 se dividem basicamente em cinco grandes eixos: o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO); a ampliação da rede de Laboratórios de Saúde Pública; o fortalecimento da Vigilância Genômica; a estratégia do VigiAR SUS; e a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).

 

O secretário também enfatizou a importância da estratégia adotada pelo Ministério da Saúde. “É importante salientar que o PNO foi criado numa época em que não havia vacina disponível no país. A SVS, junto aos demais órgãos e entidades, trabalharam no sentido de fortalecer as estratégias do plano. Tínhamos três laboratórios que faziam RTPCR. Hoje temos 27 laboratórios com capacitação para nossa região e outros países”, afirmou.

 

Arnaldo Medeiros também exaltou da importância do VigiAR-SUS. “Foram investidos mais de 2 Bilhões em fortalecimento da rede de laboratórios centrais, estudos de prevalência de Covid-19 no Brasil, imunização, equipes de pronta reposta, rede CIEVS, RenaVEH, Vigilância e Sentinela das Síndromes Gripais e Serviço de Verificação de Óbitos”, disse.

 

Outra grande conquista destacada pelo secretário foi o PrevCov. O estudo é considerado o maior inquérito registrado de Covid do mundo. O inquérito se baseia em um estudo transversal em 274 cidades do país para a detecção de anticorpos contra a infecção pelo vírus SARS-CoV-2, a partir do plano amostral de pesquisa PNAD Covid-19.  “Esse inquérito alcançará 274 municípios, coletará amostras de 62.097 domicílios e realizará 211.129 entrevistas. É importante lembrar que o MS também foi responsável pela publicação de Boletins Epidemiológicos semanais. Desde junho de 2020, o Boletim Epidemiológico Covid-19 teve regularizada a sua edição semanal. Já são mais de 70 edições atualizando semanalmente os dados da pandemia. O Ministério vem trabalhando para que possamos aprender juntos. E cada vez mais juntos construirmos o SUS que sempre sonhamos”, finalizou.

 

Participantes

 

Também participaram da abertura do evento: o secretário estadual de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, representando o Conass; o secretário-executivo do Conasems Mauro Junqueira; a coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergência e Desastres, representando a OPAS/OMS, Maria Almirón; e a conselheira Nacional e coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) Adolorata Aparecida Bianco Carvalho), representando o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

 

Após a abertura do evento, teve início à programação científica do encontro com o Webinário com os temas voltados à Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) na Gestão e Enfrentamento da Covid-19; Experiência do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais no Enfrentamento da Covid-19; Vigilância Genômica Laboratorial frente a Pandemia; e Sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) frente à Covid-19.

 

Os debates contaram com a participação de Glauco de Carvalho (LACEN/MG); Paola Resende (Fiocruz/RJ); Roberta Paim (SVS/MS); e Vinícius Lemes da Silva (LACEN/GO). Carla Freitas (SVS/MS), foi a coordenadora do encontro.

 

ConViVS

 

O evento começou nesta quinta-feira (2) e durante o seu desenrolar, contará com uma gama de palestras e apresentações virtuais sobre Vigilância em Saúde para o enfrentamento da pandemia.

 

Além da programação – que pode ser acessada no site do evento – também será realizada a 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde, onde será abordado o tema, “SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia”. Dentre as 439 experiências inscritas, 25 delas foram selecionados para participar da Mostra e serão apresentadas durante o congresso.

 

O Congresso acontece de 02 de setembro até o dia 10 de novembro, sempre as quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. São cinco mil vagas abertas e as inscrições podem ser feitas pelo site http://convivs2021.saude.gov.br/.