Ao todo serão selecionadas 25 experiências que terão suas apresentações durante o  Congresso.

A 1ª Mostra Virtual do ConVIVS recebeu 439 experiências de trabalhos para participar do evento que acontece entre os dias 02 de setembro e 11 de novembro. Ao todo serão selecionadas 25 experiências que terão suas apresentações durante o 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConVIVS). O evento que tem por objetivo discutir os principais temas relevantes para a saúde pública, no contexto atual.

O evento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde em parceria com a Organização Pan-­­Americana da Saúde (OPAS) recebeu trabalhos das cinco regiões do país, em 11 linhas temáticas de experiências, que vão desde a vacinação, passando pela utilização de informações para tomada de decisão, o impacto da pandemia em populações vulneráveis e o destaque para vigilância da covid-19. Entre os temas que mais se destacaram no volume de inscrição estão as áreas de informação e vigilância.

A Vigilância da covid-19 foi a linha temática com o maior número de trabalhos recebidos (99), seguida pela Utilização de informações para tomada de decisão e o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, ambas com 49 trabalhos. Outro tema que recebeu um volume grande de  experiências foi a Integração das Ações de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, com 43 trabalhos recebidos.

Com o tema “SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia”, a Mostra será, pela primeira vez, totalmente virtual, o que permitirá que as experiências selecionadas sejam reconhecidas e acessadas em todo o Brasil. Assim, as experiências poderão servir de inspiração para outros trabalhos ao demonstrar a sua aplicabilidade e relevância para o SUS.

Confira a proporção de trabalhos apresentados por linha temática

 

LINHAS TEMÁTICAS QUANTIDADES DE EXPERIÊNCIAS
1.      Utilização de Informações para tomada de decisão e organização da resposta à pandemia 49
2.      Gestão do território: diagnóstico, isolamento e monitoramento 38
3.      Vacinação 30
4.      Integração das ações de vigilância e atenção primária à saúde 43
5.      Continuidade do cuidado de pacientes crônicos 17
6.      Impacto da pandemia em populações vulneráveis 22
7.      Continuidade do cuidado a população (crianças, mulheres, idosos…) 35
8.      Vigilância da COVID 19 99
9.      Uso das tecnologias da Informação e Comunicação – TIC 49
10.  Educação permanente 22
11.  Elaboração de linhas de cuidado e reorganização dos processos de trabalho 35